Solução na Mídia

A vez da terceira idade

A terceira idade está voltando à ativa através de algumas iniciativas. A Solução Recursos Humanos, por exemplo, montou um cadastro para recolocação de aposentados. As oportunidades são para profissionais com mais de 50anos, aposentados e dispostos a voltar ao mercado. A maioria das chances são para trabalho temporário ou consultoria.

Segundo a diretora comercial da Solução, Moema Aquino, os aposentados são cada vez mais requisitados. “A cadeia de supermercados Real prefere contratar idosos para assessorar os clientes. Eles são pacientes e cuidadosos no atendimento”, explica Moema.

Valdir José Arsênio, 59 anos, comemora a volta à ativa, no supermercado Real. “Depois de me aposentar, fiquei oito meses à procura de uma oportunidade. Como o benefício não sustenta ninguém, é preciso trabalhar para completar a renda. Além disso, a ocupação evita doenças”, afirma Arsênio.

A Treinet Recursos Humanos também investe nos profissionais da terceira idade. Segundo a diretora de Recursos Humanos, Ana Paula Bedran, há chances em bancos, construtoras, consultorias, call centers e, principalmente, em funções de contato com o público. “Apesar de não terem o dinamismo dos mais jovens, eles são mais experientes e complementam o atendimento”, explica.

A Treinet oferece consultoria e também recoloca aposentados no mercado. A empresa fez parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e montou um programa de orientação para aposentadoria. “O trabalhador precisa programar a aposentadoria para não entrar em depressão quando sair do mercado”, ressalta Ana Paula.

O Dia

2000