Solução na Mídia

Amigos valem ouro

Networking ou rede de contatos pessoais é a ferramenta mais eficaz para conseguir novas oportunidades

Quem não faz uso do networking pode estar perdendo feio para outros candidatos. Networking significa rede de contatos pessoais. A vantagem dessa ferramenta de comunicação, para quem sabe usa-la, é que se reverte em oportunidades de trabalho. “Mas isso não se resume a só enviar cartões de Natal. É preciso convidar para almoçar, enviar e-mails, ligar, enfim, relacionar-se com pessoas-chave do mercado”, afirma Léo Salgado, gerente de Recursos Humanos da indústria de cosméticos Wella.

A diretora administrativa da Solução Recursos Humanos, Moema Aquino, chama atenção para importância do networking interno. “É legal manter bom relacionamento com os colegas da empresa, que também servem como ponte para novas chances”, diz Moema.

Rede deve começar já na faculdade

O estudante de Direito Ricardo Carvalho da Silva, 24anos, diz que já perdeu a conta de quantos amigos indicou para um emprego. “É mais fácil conseguir trabalho por influência de amigos do que entregando currículo. O networking começa na faculdade. Meu primeiro estágio foi recomendação de um amigo do curso”, conta Rodrigo.

Os consultores aconselham, principalmente aos profissionais veteranos, a ficar em dia com o networking. ”É uma boa forma de se manter cotado”, sugere o vice-presidente do grupo Catho, Francisco Resendes.

Agosto / 2000

O Dia