Solução na Mídia

Chance para a 3º idade

Empresas oferecem vagas para idosos porque apostam na experiência e na responsabilidade.

“Trabalhar não deixa a gente envelhecer”. É assim que pensa a operadora de supermercado, Hilma Carvalho, de 63 anos. Ela faz parte do grupo de pessoas com mais de 50 anos que não quer deixar o emprego ou volta ao mercado de trabalho com a abertura de postos específicos para a terceira idade. Atualmente, são oferecidas cerca de 380 vagas para idosos em várias empresas, em funções como operador de telemarketing, mensageiro, atendente de lanchonete, operador de supermercado e outras.

A New Labor Consultoria tem 250 oportunidades nas áreas de telemarketing ativo e receptivo. Podem tentar a chance pessoas com mais de 60 anos. É preciso ter experiência de, no mínimo, seis meses em vendas por telefone ou em loja, nível médio completo e noções básicas de informática.

Já o programa “Bob’s Melhor Idade” oferece sete vagas para pessoas acima de 45 anos. Há, ainda, chances nos supermercados Extra do São Gonçalo Shopping e Sendas, da Vila da Penha.

Para a consultora da Solução RH, Moema Aquino, muitas empresas preferem trabalhar com idosos porque, pela experiência de vida, eles costumam ter mais responsabilidade.

    - Alguns escritórios preferem contratar os mais velhos como mensageiros, porque acreditam que eles são mais atentos e cuidadosos na hora de pagar as contas no banco – exemplifica.

Para Hilma, manter-se ocupada é uma forma de não deixar a vida ficar monótona. Com 20 anos de experiência em supermercado, ela acredita que pode orientar outros funcionários.

    - Eu faço o trabalho com muito carinho. Sempre dou conselhos aos mais novos. Tem gente até que me chama de mãe – diverte-se.

Carolina Bessa

07/09/2004

Vida Ganha - Extra