Solução na Mídia

Entrevista sem pânico

Saiba como se vestir, o que falar e de que modo atuar nas seleções de emprego.

Escolher a roupa certa para uma entrevista de trabalho é tarefa complicada. O estilo vai depender do tipo de empresa e cargo que o candidato pretende ocupar. Mas, em todos os casos, a boa apresentação é sempre fundamental.

“Em uma empresa mais formal, de grande porte, a mulher deve vestir tailleur com saia no joelho e escarpim. Já o homem, terno azul marinho ou cinza com sapatos sociais”, afirma consultora de recursos humanos da OAK, Lyanna Mattos.

Mulheres devem usar esmalte neutro e homens, barba feita.

“Numa entrevista para um cargo na área de marketing, por exemplo, o homem pode usar um visual mais despojado, com calça, camisa, blazer e sapatos de couro”, sugere a consultora de recursos humanos da empresa Solução, Moema Aquino.

A palavra-chave é discrição. O cabelo deve estar arrumado, as unhas com esmalte claro ou simplesmente lixadas e o homem deve usar cabelo curto e barba bem feita. “É importante se sentir confortável dentro da roupa para alcançar bom desempenho e sucesso durante a entrevista”, aconselha Moema.

A estilista Susi Putz, antes de fazer sua primeira entrevista para a H. Stern, pesquisou o modo de vestir dos funcionários da empresa e se apresentou de forma clássica e discreta. “Vesti uma calça reta, blusa de tricoline e sapatos fechados pretos. Me senti superbem, fui elogiada e contratada”, afirma, satisfeita.

Para a psicóloga Laura Estella Chirol, “o que prevalece na aparência é o bom senso e a sobriedade sem exageros”. Na entrevista, o comportamento, a postura e até a comunicação do candidato são avaliados. A modelo Bárbara Marques, quando participa de seleções para eventos importantes, gosta de estar bonita e feminina mas evita o estilo sensual. “Detesto parecer vulgar. Nessas ocasiões uso terninho preto ou tailleur. Também gosto de jogar um acessório moderno, uma bolsa colorida ou sapatos arrojados, que dão um toque especial à roupa”, completa ela.

MAIS FORMAL

GÍRIAS – A comunicação deve ser formal, porém espontânea. Gírias são proibidas e causam péssima impressão.

MAQUIAGEM – Leve, sóbria, em tons neutros e sem cores fortes. Esqueça batons berrantes e as sombras coloridas.

ACESSÓRIOS – Colares, brincos grandes e pulseiras barulhentas, nem pensar. Tudo deve ser neutro e elegante. Uma jóia pequena, tudo bem.

TRANSPARÊNCIAS – Peças reveladoras estão barradas nas entrevistas. Evite também usar minisaias, calças ou vestidos justos.

ESMALTES – As unhas devem ser pintadas com esmaltes em tons claros como o misturinha branca e os tons de rosa claro. Se não quiser pinta-las, procure mantê-las limpas e lixadas.

INFORMAÇÃO – Não abra aboca para falar besteira.Antes de enfrentar uma seleção, se informe sobre o conteúdo necessário ao cargo.

BÁSICOS – Tanto o tênis como a calça jeans são inadequados.

Márcia Goes
O Dia
Março 1998