Solução na Mídia

Programa de sexta, 18 de março

O Sem Censura recebeu a Consultora de Recursos Humanos, Moema de Aquino. Ela falou sobre as difíceis escolhas profissionais nos dias de hoje e também sobre as novas profissões do mercado.

Esteve no programa também o ator exclusivo da Rede Globo, Murilo Rosa. Ele falou sobre a carreira e sobre seu mais novo personagem, Dinho, o peão de América, novela de Glória Perez.

Profissões mais promissoras do mercado de trabalho brasileiro

Pesquisas mostram que os adolescentes sabem muito pouco sobre qual carreira querem seguir. No entanto, levam em conta na escolha o que mais gostam de fazer, pois não abrem mão da felicidade. Moema Aquino aponta diversas carreiras promissoras no mercado de trabalho atualmente, mas que podem mudar no futuro de acordo com os rumos da política e da economia:

Arquitetura e Urbanismo: boas oportunidades graças à entrada em vigor do estatuto da cidade.

Engenharia Civil: há grande procura pelo engenheiro especialista em planejamento e controle, principalmente de operações logísticas.

Engenharia de Transporte: melhores oportunidades em órgãos de engenharia de tráfego, empresas de planejamento e concessionárias de rodovias.

Gastronomia: campo de trabalho bom em praticamente todo o país.

Estética e Cosmetologia: campo de trabalho amplo e em ascensão.

Fisioterapia: fisioterapeutas que trabalham na área de cardiologia e pneumologia são valorizados.

Informática: qualquer organização (indústrias, escolas, ONGs, etc) contrata esse tecnólogo.

Odontologia e medicina

Engenharia de Petróleo: mais de 40 companhias estrangeiras de exploração estão no país.

Engenharia de Telecomunicações

Turismo e Hotelaria: crescimento do turismo de negócios, principalmente nas grandes capitais.


PERGUNTAS E RESPOSTAS
Sem Censura - 18/03/2005

Primeira Pergunta:
Me chamo Lilian, tenho 21 anos e fui influenciada por meu pai, e pelo dinheiro e respeito que a profissão tem. Estou no sexto período de direito e odeio o curso! Faço estágio na área e descobri que definitivamente não gosto da minha futura carreira. Eu sempre quis fazer artes cênicas, todos meus amigos, colegas professores, familiares e amigos dos meus pais sempre disseram que eu teria futuro nessa área de artes, cinema...Mas a profissão com futuro mais certo falou mais alto. Sou de BH e aqui o mercado é fechado, já fiz testes para filmes do Walter Salles e passei, fui selecionada, mas não pude fazer work shop por causa dos meus pais, então acho o que a moça do RH falou que quando a gente quer consegue, não é válido pra todo mundo, porque eu pelo visto vou me formar no direito e sem ser feliz na profissão!

Lílian de Belo Horizonte MG

Resposta:
Será que falou mais alto uma possibilidade de uma "profissão" com futuro mais certo” ou a sua real escolha do momento ou seja, aproveitar o que a vida está lhe oferecendo sem grandes esforços hoje.

Segunda Pergunta:
Qual a profissão ligada a matemática mais promissora?

Lúcia Gomes – Leblon RJ

Resposta:
Engenharia de produção, engenharia civil, engenharia transporte, engenharia telecomunicações, informática

Terceira Pergunta:
Para você o que é uma profissão promissora? É a bem remunerada ou a com mais promessa de crescimento? Helena Lopes – Botafogo RJ

Resposta:
Acho que a profissão que oferece mais promessa de crescimento é mais promissora, pois garantirá o salário por um longo tempo, sendo reajustado conforme o crescimento do profissional.

Quarta Pergunta:
Qual orientação que você dá para um adolescente que não sabe qual profissão escolher? Eliane Oliveira - Ilha do Governador

Resposta:
Que inicie eliminando aquilo que realmente não gosta e que não considere seus hobbies só hobbies, que tente também vê-los como profissão.

Quinta Pergunta:
Sei que minha atitude pode parecer ousada, mas não estou preocupada com isso porque para mim a ousadia é algo positivo quando aplicada para retorno saudável.

Sou formada em administração de empresas, porque o ambiente empresarial me encanta, e também porque cursar a faculdade de psicologia, ainda financeiramente não é viável. É um desejo que certamente ainda vou realizar, já que o COMPORTAMENTO HUMANO me fascina, então irei dedicar-me a área de recursos humanos. Estou gostando muito de ouvir a Dra. Moema sobre o papel do profissional de RH, quando ela diz que este pode INTERFERIR na dinâmica da empresa, mas não altera-la, ela mostrou-se uma profissional consciente, porque nós (funcionários), como clientes internos, esperamos sempre uma maior e melhor interação entre os funcionários de alto escalão e seus colaboradores.

No entanto, a grande maioria das empresas limitam o desempenho do profissional de RH e são poucos os que têm disposição para transpor estas barreiras e tornar o desempenho de tarefas mais agradável. No momento, estou desempregada (desde fevereiro de 2005) em fase de distribuição de currículos e entrevistas. Tenho utilizado todos os meios, para a divulgação de meu currículo, que possam tornar a minha volta, mais breve ao mercado de trabalho. Quando referi a minha ousadia no início do texto, foi porque agora quero aproveitar para enviar meu currículo à DR. Moema, se possível, analisa-lo para alguns de seus contatos em São Paulo e interior (risos), eu agradeço. A Dra. Moema escolheu a profissão certa. Quem sabe um dia poderei chamá-la de “colega”.

Um abraço, Simone Soares de Souza – SP

Resposta:
Agradeço os comentários. Com certeza estarei avaliando seu CV e quando possível o encaminhando para meus contatos.